Projetos Sociais do Sintracon-SP

Projetos sociais do Sintracon-SP

Com mais de 400 mil trabalhadores sob sua influência, o nosso Sindicato é um dos maiores da América Latina. Representa um amplo espectro de profissionais e tem presença territorial em várias cidades da região de São Paulo. Sua missão é a de lutar pelos direitos da categoria, oferecendo serviços de qualidade aos seus associados.
Fortalecer cidadania é princípio da entidade representante da categoria dos trabalhadores da Construção Civil em São Paulo. Para tanto, o Sintracon-SP desenvolve projetos essenciais ao desenvolvimento de conquistas sociais.
Antonio de Freitas Pereira, Toninho, é o presidente interino da entidade. E fala sobre tais iniciativas.

Sindicato Cidadão

Segundo Toninho, o primeiro a se destacar é o Sindicato Cidadão.
“Trata-se de um instrumento propagador de cidadania. Tem por objetivo ouvir os problemas da sociedade e passá-los a órgãos públicos ou privados para que sejam resolvidos. O Sintracon-SP possui uma Kombi personalizada que circula pelas ruas de São Paulo, podendo ser acionada por comunidades em diversos pontos, em especial os mais carentes”, salienta Toninho.
“Os problemas comunitários mais constantes são água, luz, esgoto, educação, saúde e infraestrutura. Os agentes do Sindicato Cidadão recolhem as reivindicações, analisam e encaminham às instâncias mais pertinentes”, esclarece o presidente interino. E exemplifica:
“A Sociedade identifica um problema e aciona o Sindicato Cidadão, solicitando apoio na vistoria de determinada demanda (asfalto, tapa buracos, coleta seletiva, manutenção de praças, serviços de saúde e educação, manutenção de praças e parques). Sua atuação é sempre conjunta com setores organizados da sociedade: Associações, Rotary, OAB, Entidades comerciais e empresariais, Imprensa Regional, bem como representantes de Organizações e ONGs.
Em paralelo, o Sindicato Cidadão também mantém informado, com constante atualização, as autoridades, os órgãos e as entidades envolvidas no processo, assim como toda a população.
O que se busca é a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária; a eliminação da pobreza e da marginalização, bem como redução das desigualdades.

Padaria na Obra
Cerca de 800 canteiros de obras já contam com tal benefício, que aprimora a qualidade do café da manhã dos trabalhadores e, consequentemente, cuida de saúde coletiva.
“O nosso Sindicato quer que o pão de cada dia seja feito na obra, no exato momento que o profissional precisa se alimentar condignamente”, ressalta Toninho.
“O projeto foi criado após ouvirmos diversos relatos de trabalhadores que não tomavam café da manhã na obra por causa da qualidade do pão. Isso é extremamente perigoso, tendo em vista que muitos acidentes de trabalho já aconteceram devido à falta de alimentação, causando tontura e até desmaios”, salienta o presidente interino do Sintracon-SP.

Lavanderia na obra
Manter bons padrões de higiene nos canteiros é tão ou mais importante do que a Padaria na Obra. Tem por meta adotar, nos alojamentos, a possibilidade concreta do operário lavar sua indumentária sempre que necessário. Nosso Sindicato vem lutando para obter e fortalecer tal reivindicação, pois ela traz dignidade e melhoria de vida à categoria nos canteiros.
Boa Visão
O ambiente de trabalho nos canteiros é demasiado perigoso. Uma das armas, que o Sintracon-SP mantém e desenvolve, é a campanha Boa Visão. Técnicos especializados no assunto fazem exame de vista no canteiro, identificando se o trabalhador está enxergando bem ou não. Há uma parceria com diversas óticas. Se a pessoa examinada apresentar problemas, o trabalhador logo é atendido, a preços abaixo dos praticados em lojas do ramo. Óculos adequados são produzidos e, em seguida, disponibilizados a quem precisa.
Para Antonio de Freitas da Silva, a somatória de resultados das quatro iniciativas melhora a qualidade de vida das pessoas. E representa, inclusive, salário indireto.

Qualificação
Somando-se a esses quatro projetos, Toninho identifica a realização de Cursos de Especialização. Para ele, a tecnologia, na Construção Civil, tem crescimento constante. E quem não acompanhar o ato, ficará desatualizado, comprometendo a própria carreira.
“Há uma grade de cursos gratuitos à disposição dos profissionais da Construção Civil no nosso Sindicato, em conjunto com o Senai e o Sebrae. Eles acontecem aos sábados, das 9 horas às 18 horas, na sede do Sintracon-SP. Os interessados podem se inscrever pelo nosso site/aplicativo, ou através das equipes de Base, que possuem fichas de inscrição”, salienta Toninho, que registra a grade de cursos:
Técnica para Dimensionamento de Componentes; Acionamento de Motores para Automação Predial; Técnicas de Manutenção em Instalações Elétricas; Reparação em Instalações Elétricas; Pintura em Drywall; Técnicas de Revestimento em Paredes Externas; Técnicas de Encanamento Predial e Montagem em Drywall.