“Reduzir a carga horária do trabalho é fundamental para a qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, o ganho de produtividade é enorme.”
A afirmação é do presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção. “A deputada federal de São Paulo, Erika Hilton, apresentou um projeto que nós já estamos apoiando. Queremos o fim da maldita escala do 6×1.”
A ideia da deputada é que a gente possa aprovar um projeto onde a redução de jornada passe de 44 horas para 36 horas semanais e seria ideal.
Ramalho adverte: países de primeiro mundo já são assim. Canadá é 31 horas; França, 35 horas. Nesses e em tantos outros países, as pessoas trabalham quatro dias por semana. Segunda, terça, quarta e quinta. Folga sexta, sábado e domingo. Isso é importantíssimo. O trabalhador terá tempo para estudar, ficar com a família e ter qualidade de vida.
“A escala 6X1 é um inferno. Só se tem o domingo para descansar. E as mulheres? Exercem suas atividades até o sábado e domingo e, ainda, têm de trabalhar em casa, fazer limpeza e cuidar dos filhos. É desumano”, observa Ramalho.